10 alimentos anti-stress com os que não engordarás

10 alimentos anti-stress com os que não engordarás

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Reuniões de última hora, chegar a casa e que se acumulem as obrigações, seja o que for, é sentar no sofá e se tornar um poço sem fundo de comida (como os pais de Chihiro em “A viagem de Chihiro”). Isso não é fome, é ansiedade. Temos que ser racionais, identificar onde acaba a fome e onde começa – sem fim – a famosa ansiedade (responsável por muitos quilos a mais) e até mesmo problemas de estômago.


Para frear esse processo, podemos pensar em frio e acalmar nossos instintos mais nervosos. Pode dedicar-se a poucos minutos a meditar, perfeito se você está em casa e você tem tentações de esvaziar a geladeira. Mas se você está no trabalho, em plena crise, o melhor, em vez de voar para a máquina de vending pode comer algum alimento que o especialista Ata Pouramini nos recomenda. Explica-Nos que irremediavelmente “associamos a comida doce, rica em gorduras e açúcares para um estado prazeroso, uma recompensa após um dia duro ou como ‘antídoto’ contra as tristezas e problemas. Nos acalma, nos consola, nos acalma. Ou assim parece, porque, na realidade, nos produz o efeito contrário. Não imediatamente, mas sim a longo prazo”.


O que significa que nos prejudicam a longo prazo? “Nos descompensan emocionalmente, no sentido de que a ingestão repetida de açúcares industriais e gordura saturada nos produzem picos de insulina. São conhecidas popularmente como subidas e descidas de-açúcar, que, além de contribuir para o armazenamento de gordura, nos produzem alterações de humor significativos“.


Outro dos elementos que jogam contra nós quando a ansiedade nos devora por dentro é que comem muito depressa. Não masticamos o suficiente e isso não só reverte em más digestões, mas que comemos mais quantidade! O estômago demora até 20 minutos para enviar o sinal ao cérebro de que está “cheio” por assim dizer de uma maneira coloquial. Se comemos à velocidade da luz não estamos racionalizando nem a quantidade, nem muito menos, deixamos que nosso organismo trabalhe em ritmo normal, e, em que a quantidade se refere estamos dando-lhe vinte minutos de comida lixo do que inicialmente pensávamos que precisaríamos para falsamente acalmar o nosso nervosismo.


Uma dieta equilibrada e rica em legumes e proteína vegetal pode ajudar a espantar o nervosismo e a tranquilidade. Estes são alguns dos alimentos que recomenda o especialista Ata Pouramini.



  1. Kefir, mas atenção, o kefir não láctea, fermentado em xarope de agave e água em vez de leite . Um estudo realizado em 2013 na UCLA ( Universidade da Califórnia, Los Angeles ) revelou que as mulheres que tomavam probióticos em iogurtes demonstravam menos atividade cerebral na área associada com o estresse.

  2. Caju, muito ricos em zinco, um mineral essencial para o ajudar a baixar os seus níveis de ansiedade.

  3. Este mineral também pode ser encontrado em frutos do mar, como as ostras, que, além disso, podem nos oferecer essa sensação prazerosa, já são consideradas uma iguaria.

  4. Salmão, rico em Ômega 3, cuja eficácia na hora de ajudar a combater a insônia é considerada provada, daí que se recomende a suplementação em comprimidos nos casos de dificuldade para conciliar o sono. Outros peixes, como o atum ou a cavala também cumprem essa função.

  5. Espinafre, algas, acelga; todas as verduras de folhas muito verdes. Contém folato, essencial para a produção de dopamina, o hormônio da felicidade e do bem-estar.

  6. Sementes . Costumam conter grandes níveis de magnésio, um mineral fundamental para a regulação da tensão arterial. Já são comercializados em supermercados e pequenas lojas de alimentação. O autor de Escola de Costas recomenda as de linhaça e chia.

  7. Se falamos de carne, o triptofano, responsável pela produção da serotonina, nossa substância anti-depressiva, encontra-se o frango e peru, a carne magra,

  8. O triptofano é encontrado também em algas, vegetais do mar, cada vez mais presente em nossos pratos.

  9. O chocolate, sim, mas como um pequeno prémio simbólico, nada de tomar o comprimido, pois sempre queremos mais . É muito viciante.

  10. E como ponto final, sim, ignorar todo o tipo de dietas, um dia da semana. O cheat meal nos acalma.