10 coisas que causam câncer e não sabia

10 coisas que causam câncer e não sabia

Rate this post

De acordo com a Associação Espanhola contra o Câncer (Aecc), entre 75 e 80% dos tipos de câncer são gerados pela ação de agentes externos que atuam no organismo, pelo que, ao modificar os hábitos, podemos reduzir o risco, mas quais são as coisas que causam câncer? apresentamos-lhe uma lista de produtos que podem ser cancerígenos.


1.- Sabão Antibacteriano
Foi descoberto que o triclosan, um ingrediente ativo em sabonete antibacteriano, causa a fibrose hepática e o câncer em ratos, cujo sistema é semelhante ao dos seres humanos. Os pesquisadores da San Diego School of Medicine, da Universidade da Califórnia, dizem que existem consequências negativas da exposição a longo prazo ao triclosan.


2.- Esmalte de unhas
Fique longe do ftalato de dibutilo (DBP), um tipo de ftalato, está relacionada ao câncer. Os ftalatos são encontrados também em cosméticos, sabonetes corporais, fragrâncias e frascos de plástico. O tolueno é também muito tóxico, e é usado como endurecedor do esmalte de unhas, o qual é possível que deseje evitar a partir de agora.


3.- Salmão Cultivado
É um alto risco de câncer, de acordo com o Dr. David Carpenter, diretor do Instituto para a Saúde e o Ambiente da Universidade de Albany. Segundo ele, este salmão não apenas a falta de vitamina D, mas muitas vezes está contaminado com produtos químicos cancerígenos, PCB, substâncias resistentes ao fogo, pesticidas e antibióticos.


4.- Suco
De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology, as pessoas que consomem sucos cítricos, como a toranja e laranja têm maior risco de desenvolver melanoma maligno cutâneo. O doutor Abrar Qureshi da Escola de Medicina Warren Alpert da Brown University e Hospital de Rhode Island, garante que as pessoas que ingerem toronjas ou laranjas entre duas e quatro vezes por semana, têm 10% maior risco de desenvolver câncer de pele. “O risco de ter melanoma cresce quando se consomem mais frutas cítricas. Por exemplo: ao consumir estes citrinos 1.5 vezes por dia, aumenta o risco em até 36%”. De acordo com o especialista, tanto a laranja como a toranja contém furocumarinas, compostos fotoactivos que torná-lo mais sensível ao sol, é dizer que o ingerimos a partir da exposição aos raios ultravioleta é mais prejudicial para as células de sua pele. O ideal é moderar o consumo desses sucos. No entanto, os especialistas não pedem que se deixe de consumir laranja ou toranja, simplesmente deve-se moderar o consumo e proteger a pele do sol com bloqueadores, chapéus e roupas de proteção.


5.- Shampoo
Os parabenos foram encontrados nos shampoos, maquiagem e loções e, de acordo com um estudo de 2012, estão relacionados em mulheres com câncer de mama. De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, “não há riscos especiais para a saúde dos parabenos em alimentos, medicamentos, cosméticos e produtos de cuidado da pele”, mas as pessoas conscientes podem querer evitar os produtos que os contêm.


6.- Produtos químicos em casa
A maioria dos produtos químicos que prometem maravilhas para limpar sem esforço estão cheios de agentes cancerígenos, que também se relacionam com outro tipo de condições como dores de cabeça e alergias. Um bom substituto são produtos naturais, como o vinagre, carbonato de sódio, ou até mesmo é possível encontrar produtos de limpeza naturais em supermercados, apenas verifica as tags.


7.- Alimentos transgênicos
Os químicos presentes nestes alimentos, assim como os que são utilizados para o cultivo provocam tumores no organismo. Mas os transgênicos estão em todos os lugares, até mesmo na maioria dos derivados alimentos à base de milho, soja ou canola convencional. No entanto, você pode evitar consumir alimentos orgânicos certificados e aprovados ou cultivados sem necessidade de recorrer à biotecnologia.


8.- Carnes processadas
Os produtos cárneos processados, como carnes frias, mortadelas, bacon, salsichas, etc., contêm conservantes químicos que os fazem parecer atraentes e frescos, mas também podem causar câncer. Tanto o nitrito como o nitrato de sódio têm sido associados com um aumento significativo do risco de câncer de cólon e outros tipos de câncer, assim que certifique-se de escolher produtos de carne curada sem nitratos, e de preferência de fontes alimentadas com capim.


9. Açúcares refinados
O açúcar aumenta os níveis de insulina e alimentam o crescimento de células cancerosas. O xarope de milho de alta frutose, utilizado na maioria dos refrigerantes foi demonstrado que ajuda a metabolizar e proliferar as células cancerígenas.


10.- A farinha branca refinada
De acordo com um estudo publicado na revista “Cancer Epidemiology”, o consumo regular de carboidratos refinados se relaciona com um aumento de 220% do câncer de mama entre as mulheres. Além disso, foi demonstrado que os alimentos com alto índice glicêmico aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, algo que, por conseguinte alimenta diretamente o crescimento de células cancerosas.