20 posturas de yoga que melhoram a fertilidade

20 posturas de yoga que melhoram a fertilidade

Rate this post

No mundo acelerado de hoje, em que você tende a viver para trabalhar, em vez de trabalhar para viver, se negligenciado, muitas vezes, não só o prazer do aqui e agora, mas, cada vez mais, se descuida da saúde.


Se fazem eleições rápidas e fáceis que afetam tanto a saúde como a ambiental e com efeitos directos sobre a fertilidade. E há um número crescente de pessoas na flor de sua idade fértil enfrentando dificuldades para conceber e outras que têm esperado até seus últimos anos de fecundidade.


Mas o problema não é apenas pessoal. Somos parte do ecossistema planetário, e a poluição e o abandono que se dão a nível ambiental vemos isso também em nós.


A busca de um bebê oferece uma oportunidade para refletir de maneira específica e, em muitos níveis, sobre como está a nossa saúde, por dentro e por fora.


A infertilidade, uma oportunidade para introduzir alterações


Antes de recorrer a tratamentos de fertilidade médicos existem terapias naturais e mudanças de hábitos que demonstraram ser muito eficazes, mesmo na última etapa dos anos reprodutivos. Isso é assim para a mulher e para o homem, pois a fertilidade masculina também diminui a partir dos quarenta.


De fato, essas terapias e mudanças estão recomendando cada vez mais, mesmo em centros de reprodução assistida como suporte importante para os tratamentos, que ainda não dão um alto percentual de sucesso.


Vejamos quais são os aspectos que convém cuidar especialmente.


Alimentação limpa


A primeira recomendação é comer de forma mais limpa, fresca e ecológica possível.


Pesticidas e fertilidade


Segundo a medicina tradicional chinesa e a ayurvédica, convém comer alimentos mais quentes e cozidos que frios e crus. Estes ainda não são recomendadas.


Nesta linha se insiste em manter o corpo quente, sobre tudo pés, barriga e mãos.


Remédios naturais


A natureza é uma grande fonte de superalimentos e medicamentos que ajudam a restaurar o equilíbrio.


Convém consultar um bom médico naturopata para saber os suplementos mais adequados em cada caso (é melhor não sexual, pois alguns dos que são recomendados para a fertilidade podem ser recomendados, em certos casos, como a maca em problemas de tireóide).


Acupuntura e massagem


Convém estar nas mãos de especialistas em fertilidade ou profissionais com conhecimentos em saúde hormonal e glandular.


O corpo e as suas mensagens


Reduzir o stress


É básico e pode ser feito de maneira efetiva com a prática adequada de yoga e meditação.


Depuração do corpo


Pode-Se favorecer com fitoterapia, um jejum muito leve ou ambos.


Convém beber muita água, em garrafa de vidro em vez de plástico, e reduzir a ingestão de alimentos conservas. De novo, consultar um bom médico é o mais recomendável.


Um ambiente menos tóxico


Aconselha-Se optar por produtos de higiene e limpeza ecológicos, bem como a reduzir a exposição a ondas eletromagnéticas de redes wifi fechadas, móveis e eletrodomésticos.


Além disso, vale a pena observar como nos afetam as pessoas e situações que nos rodeiam. Esse estresse é tão prejudicial quanto qualquer outro.


Disruptores endócrinos


Mais natureza


Fazer passeios diários em áreas verdes de ar limpo permite conectar com a energia de rejuvenescimento da natureza e aumentar o fluxo e a oxigenação sanguíneos.


Como te ajudam as posturas de yoga para ficar grávida


Este artigo concentra-se em técnicas e posturas chave de yoga e de respiração, que buscam, entre outras coisas, aumentar o fluxo sanguíneo geral.


Melhorar o desempenho de seus ovários


Em particular, as posturas são pensadas também para aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos e as glândulas hormonais.


Com muitas delas, além disso, diminui a tensão na região abdominal, o que permite que o sangue chegar melhor. Por outro lado, ajuda o funcionamento dos sistemas hormonal e endócrino.


O efeito de uma respiração mais consciente


A respiração é a base da prática, do mesmo modo que o é de nossa existência, e é essencial estar consciente dela, porque sem respiração não há vida.


Meditação fácil


Este gesto tão simples de prestar atenção à respiração leva a um estado mais relaxado e focado próximo ao estado de mindfulness , ou atenção plena, que muito ajuda a reduzir o estresse cotidiano e desfrutar do presente.


Fazer circular a energia


As posturas ou asanas ampliam o trabalho, acrescentando movimento corporal. Ensinam a conectar com a energia terrena e fértil. A mãe terra é generosa: cuida de nos e nos dá o que precisamos.


Assim, a prática física traz não só os benefícios de cada posição, mas um maior fluxo de energia através dos meridianos, nadis ou linhas energéticas. Não há que esquecer que asana , em sânscrito, significa “assento”: a pessoa deve estar à gosto nelas, estável e com um suspiro profundo e tranquilo.


Respirar melhor


Uma sequência de asanas que aumentam a fertilidade


Os asanas deste artigo é oferecido em uma ordem específica, em uma seqüência, com a contrapostura ideal para criar um equilíbrio entre prana e apana, dois tipos de energia. Prana é dinâmica e estimulante e flui para cima e para dentro; apana, recessiva e reparadora, flui para baixo e para fora.


A prática termina com uma meditação em que, depois de liberar a tensão corporal, solta a tensão mental e emocional. É a oportunidade perfeita para voltar a si mesmo: à sede da fé e de tudo o que é, a energia universal que nos rodeia e nos conecta.


Você pode praticar esta seqüência durante todo o ciclo, excepto, em geral, durante os dias de menstruação. Assim, evita estes asanas na menstruação, pois se trata de um período de limpeza em que o corpo precisa especial descanso.


Calma mental


Finalmente, é importante ir além das posturas, porque a essência da vida está em sua raiz: a energia. Talvez por isso a ciência da reprodução assistida ainda não terá uma alta taxa de sucesso, pois estamos apenas começando a compreender o mundo a níveis mais sutis e ainda há muito por descobrir.