4 nutrientes que reduzem as dores da artrose

4 nutrientes que reduzem as dores da artrose

Rate this post

A artrose afeta o 15-20% da população espanhola. Consiste em uma degradação do tecido que reveste as articulações e sintomas são inchaço, dor, rigidez e perda de mobilidade. Após o diagnóstico, os afetados apenas recebem tratamento analgésicos e anti-inflamatórios de maior ou menor potência.


No entanto, as pessoas com osteoartrite podem evitar ou reduzir a ingestão de medicamentos que não estão livres de efeitos colaterais, através de mudanças na sua alimentação e no seu estilo de vida.


Alívio


Como aliviar a dor e outros sintomas da artrose com a alimentação


Os estudos de Ali Mobasheri e Margaret Rayman, da Universidade de Surrey (Reino Unido), mostram que certos alimentos, ricos em determinados nutrientes, podem melhorar significativamente os sintomas. Portanto, as recomendações dietéticas devem faz parte de um tratamento integrado da doença.


1. Alimentos com ômega-3


Os alimentos com uma alta proporção de ácidos graxos ômega-3, como o ácido alfalinolénico, o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), são capazes de reduzir a dor, porque reduzem a quantidade de substâncias inflamatórias que produz o corpo.


Os cientistas recomendam comer peixe gordo como o salmão, a cavala e a sardinha, mas os alimentos vegetais ricos em omega-3 podem fornecer perfeitamente os 1,5 g diários que são necessários para obter um resultado positivo.


Alimentos ricos em ácido alfalinolénico são as nozes, as sementes de linhaça e chia. Na dieta vegetariana estes alimentos devem ser consumidas diariamente.


Rações ótimas são de 5 a 10 nozes por dia, uma colher de chá de óleo de linhaça ou chia ou uma colher de sopa destas sementes moídas (para grind pode utilizar um moinho de café).


Cada uma dessas porções fornece uma dose de omega-3 acima de 1,5 g por dia.


Gorduras vegetarianas


Mobasheri e Rayman apontam que também é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam o colesterol, como as carnes vermelhas e gorduras de origem animal.


Propõem a substituir esses alimentos por proteínas vegetais (25 g de proteína de soja) e óleos de oliva ou de colza.


Também recomendam aumentar a ingestão de fibras solúveis , como a que fornecem a aveia ou as maçãs.


2. Os antioxidantes estão indicados na artrose


A degeneração da cartilagem ocorre por causa da ação prejudicial de agentes químicos que contêm oxigênio, chamados de “radicais livres”, e que estão circulando pelo corpo.


As defesas naturais contra esses “radicais livres” são os antioxidantes. Podem ser nutrientes como as vitaminas A, C e e ou uma variedade de compostos que são fornecidos pelas plantas.


A vitamina a, sob a forma de beta-caroteno– é abundante em cenouras, batatas-doces, damascos, abóboras e outros alimentos de cor amarela, laranja e verde.


As frutas e as verduras são ricas em vitamina C, especialmente o kiwi, as frutas cítricas, os pimentões vermelhos e as groselhas pretas.


As nozes e outros frutos secos e sementes são uma grande fonte dietética de vitamina E.


Alívio eficaz


3. Vitamina K das folhas verdes


Mobasheri e Rayman foram encontradas evidências de que aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina K também pode beneficiar as pessoas com osteoartrite.


São alimentos ricos nesta vitamina a couve, o brócolis, o espinafre e as couves de Bruxelas.


4. A vitamina D que fortalece os ossos


A vitamina D, que é sintetizada na pele exposta à luz direta do sol, é essencial para a saúde óssea. Embora não exista uma evidência que relacione a suplementação com uma melhoria dos sintomas da artrose, sua administração pode ser aconselhável, especialmente quando a pessoa afetada é maior e quase não sai de casa.


Nestes casos, é recomendável fazer uma análise de sangue para determinar se há uma deficiência de vitamina D (é desejável um nível acima de 40 ng/mL).


Alternativas médicas


Mais exercício físico


Reduzir o peso corporal quando é excessivo é outra forma muito eficaz de reduzir o desconforto. E fazer exercício fortalece a musculatura, o que reduz o impacto que sofrem as articulações.


A natação é um tipo de exercício muito indicado para as pessoas com artrose porque não sobrecarrega as articulações.