‘Feud’, série da HBO que deveria estar vendo

‘Feud’, série da HBO que deveria estar vendo

Rate this post

Bette Davis e Joan Crawford é usar de toda a sua vida e a HBO quis retratar essa rivalidade

Compartilhar

Atualizado 10/04/2017 16:47

Você Sabe por que interpretou tão bem às bruxas? Simplesmente porque não sou. Talvez seja essa a razão por que ela (Joan Crawford) interpreta uma lady“. Assim falava Bette Davis de seu rival A belle Crawford, como costumava autoria do epíteto com desprezo. E a HBO acaba de lançar uma série que recria os constantes confrontos.

Quando Bette começou no cinema, Joan, quatro anos mais velho, já era uma estrela em Hollywood. Suas carreiras se cruzaram várias vezes, seus pretendentes, também. Nos anos 40, tinham camarins contíguos nos estúdios da Warner Bros, e Joan, que tentava ganhar a Bette, lhe enviava flores, que sua vizinha sempre lhe devolvia.

Bette Davis e Joan Crawford nas filmagens de o Que aconteceu com Baby Jane?,...

Fizeram a fama. E maridos. Joan teve quatro e um Oscar; Bette quatro de cada, Oscar e maridos. Joan era deslumbrante, coalhada de diamantes, esposa de milionários como Douglas Fairbanks Jr.; Bette a rebelde, de caráter endiablado, capaz de ameaçar seu produtor com uma faca. Sua rivalidade alcançou uma fama tão lendária, que, quando suas carreiras declinados, o diretor Robert Aldrich ofereceu-lhes atuar como duas irmãs que se odiavam até a morte em What Ever Happened to Baby Jane? (O que aconteceu com Baby Jane?). O filme, que estreou em 1962, foi uma espécie de canto do cisne para ambas. Jamais voltaram a atuar juntos, mas Aldrich quis reuni-los, dois anos depois, em Canção de ninar para um cadáver.

Agora a HBO estreia Feud, oito episódios que formam uma espécie de caixa de espelhos: a série em torno de filmagem de um filme que escenificaba uma rivalidade verdadeira. Bette contra Jean. Baby Jane contra Blanche. Susan Sarandon contra Jessica Lange. A terrível e punitiva Baby Jane, presa em seu passado de menina prodígio, com seus cachos dourados e seu rosto de uma mulher idosa, que constrói a Bette Davis, será interpretada por Susan Sarandon. E sofrendo Blanche, antiga estrela de Hollywood está presa em sua cadeira de rodas, que foi o grande papel de Joan Crawford, será Jessica Lange.

COMO ACABAR COM CHUTES

O produtor Ryan Murphy, por trás de sucessos como Nick Turp ou American Crime Story, explica: “Não me interessava apenas rolar este espetáculo teatral e dramática, interessava-me a idéia do sexismo, do envelhecimento, da misoginia. Fazer 40, 45, 50, sabendo que se encontra em seu melhor momento e que as pessoas te diga: “você Está terminada”. Voltaremos a entrar em um drama de terror e ver se “Está acabada”, pode converter-se em uma razão suficiente para dar-lhe chutes a sua companheira de elenco, como se vê em uma das cenas de Feud, ou, ainda, a tentar cargártela…

COMPARTILHAR