PostHeaderIcon Cortejo Bumbarqueira está pronto para animar o carnaval de Belém

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Os mapas dos cortejos, a divisão de tarefas, os ajustes de logística e as estratégias de organização para a segunda edição do cortejo carnavalesco Bumbarqueira - Carnaval do Pará, que acontecerá no próximo dia 11 de fevereiro, foram definidos nesta quinta-feira (26), em reunião realizada no Centur (Centro Turístico e Cultural do Pará). Com a expectativa de reunir mais de 15 mil pessoas, o evento incluirá campanhas educativas nas áreas de saúde e direitos humanos, e orientações sobre reciclagem de lixo.

Todo o circuito dos cortejos receberá reforço na segurança. Banheiros químicos e postos de atendimento médico também serão disponibilizados na área do evento, que terá como pontos de encontro a Praça do Carmo, o Ver-o-Peso e a Praça Dom Pedro II. Realizado pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Belém, empresas e ONGs, o evento envolverá cerca de mil participantes de blocos de carnaval, grupos de carimbó, bandas de fanfarra e carnavalescas de vários municípios do Pará. O "Bumbarqueira" é uma autêntica mostra da cultura paraense.

“O governo valoriza as manifestações culturais. É uma forma de mostrar a diversidade do nosso Estado e incentivar os artistas do interior”, disse Nilson Chaves, diretor-presidente da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. “Assinamos o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e estamos obedecendo às regras e normatizações estipuladas pelo termo. Isso é muito positivo, porque estamos respeitando não apenas a cultura, mas o meio ambiente, o patrimônio público, os foliões e os moradores do entorno”, ressaltou a diretora de Interação Cultural da Fundação, Lucinha Bastos.

O horário do evento também foi definido no Termo de Ajuste de Conduta. “Bumbarqueira é um termo que significa ‘festa sem hora pra acabar’, mas na verdade a nossa tem horário definido. O evento acontecerá das 16 às 21h, horário estipulado pelo TAC”, reiterou a diretora.

Parceria - Honorato Cosenza, da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), elogiou a iniciativa do Estado em promover o cortejo Bumbarqueira, e reiterou a importância da parceria entre as instituições públicas. “O poder público sempre deve trabalhar junto. E isso deve acontecer de forma tranquila, como vem acontecendo nos outros eventos feitos em parceria conosco, não só na área de promoção cultural. A Prefeitura de Belém realmente estimula, apoia e parabeniza o governo do Estado, e esperamos que esse evento seja um grande sucesso”, declarou.

As instituições parceiras na realização do cortejo Bumbarqueira - Carnaval do Pará são a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), Instituto de Artes do Pará (IAP), Fundação Carlos Gomes, Fundação Curro Velho, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Celpa, Organização Social Pará 2000 (que gerencia a Estação das Docas, o Mangal das Garças e o Hangar), Sesc e ONG No Olhar.

Texto:
Dani Filgueiras - Secom
Fone: 8118-5849
Email: danifilgueiras@agenciapara.com.br

Cortejo Bumbarqueira está pronto para animar o carnaval de Belém
Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 
Curte Belém do Pará?